Modelo de negócio
Antes da aquisição pela Disney, o Club Penguin dependia quase que exclusivamente das assinaturas para produzir um fluxo de receita. Mesmo assim, a grande maioria dos usuários (90% de acordo com o jornal The Washington Post) escolhe não fazer a assinatura e aproveita o que a versão grátis do jogo tem a oferecer. Aqueles que decidem fazer a assinatura são atraídos pelo acesso a todas as vantagens exclusivas, como comprar roupas virtuais e móveis para seus iglus. Anúncios publicitários não foram incorporados ao site, nem ao jogo, embora alguns concorrentes tenham decidido usá-los: por exemplo, o Whyville, que é patrocinado por empresas, e o Neopets, que contém exposição de produtos.
Um fluxo de receita alternativo vem se consolidando por meio do desenvolvimento de uma loja online de produtos com a marca Club Penguin, e que passou a funcionar no site em agosto de 2006, vendendo Puffles e camisetas. Chaveiros, vales-presente e mais camisetas foram adicionados no dia 7 de novembro de 2006. Em outubro de 2008 foi a vez do lançamento de uma linha de brinquedos de pelúcia inspirados em personagens do Club Penguin, disponíveis online (tanto na loja do Club Penguin quanto na loja online da Disney), e em varejistas.
Assim como um de seus concorrentes principais, o Webkinz, o Club Penguin tem contado com a propaganda boca a boca para aumentar o número de assinantes.
Selos
Os selos do Club Penguin foram lançados em Julho de 2010. Quando alcançam o que o Selo pede, o pinguim ganha-o e o selo pode ser visualizado no livro de Selos do Pinguim. Atualmente são 239 selos. As cores de cada selo indicam a dificuldade de cada um, aqui uma lista das cores: Fácil (verde) Médio (amarelo) Difícil (azul) Super Mega Difícil (vermelho) Os selos são separados em: Eventos, Atividades, Jogos, Videogames e Pins. Só assinantes podem editar a capa do livro de selos, pondo pins e selos (o máximo permitido é 6 selos ou pins). Os jogos que tem selos são esses: Aventura a Jato, Aquagrabber, Gelo Fino, Missões (para pegar eles você precisa pegar as medalhas e/ou presentes das missões antigas da ASP), Patrulha Espacial, Pegando Onda, SOS Puffles, Surfe na Caçamba, Desafio Ninja, Desafio Ninja-Fogo, Deasfio Ninja-Água e Defensor do Sistema.
Para pegar os selos do Videogame é necessário ter o Club Penguin: Game Day !
Anúncios Publicitários
Como parte da política de proteção aos usuários, o Club Penguin não possui nenhuma forma de propaganda em seu website ou em seu mundo virtual. Segundo os fundadores, isto evita que um jogador saia inadvertidamente do ambiente controlado dentro do website e também evita a exposição demasiada a um discurso consumista.
Ambiente
O Club Penguin é dividido várias salas e áreas distintas. Muitos locais do jogo podem ser acessados quando clicados no mapa do Club Penguin. Outros são acessados ao se clicar na área geral do mapa e então fazendo o pinguim caminhar até um ponto específico. Outros lugares estão disponíveis apenas em ocasiões especiais.
Cada jogador recebe um iglu para “morar”. Assinantes têm a opção de abrir seu iglu para que outros pinguins possam acessá-lo pelo mapa, na lista de “Iglus de Assinantes”. Assinantes também podem comprar iglus maiores e decorá-los com os itens comprados com as moedas virtuais que ganham nos jogos.
História e Desenvolvimento
O desenvolvimento do Club Penguin começou em 2005 quando Lance Priebe e Lane Merrifield, funcionários da New Horizon Productions (que se tornou New Horizon Interactive em 2005), em Kelowna, no Canadá, detectaram a demanda por uma “rede social”. Como Merrifield descreveu mais tarde, eles decidiram criar o Club Penguin quando não conseguiram encontrar “algo que tivesse componentes sociais, mas que fosse seguro, e não apenas vendido como não seguro” para suas crianças.
Antes de seu trabalho no Club Penguin, Lance Priebe vinha desenvolvendo jogos em Flash em seu tempo livre. Em 2004, quando fazia parte da Rocketsnail Games, Priebe lançou o jogo Experimental Penguins, que proporcionava uma experiência de jogo similar à incorporada ao Club Penguin. Embora Experimental Penguins tenha saído do ar em 2006, inspirou a criação de Penguin Chat, lançado pouco tempo depois. Quando Priebe, Merrifield e Krysko decidiram seguir adiante com o Club Penguin em 2005, usaram o Penguin Chat como base do processo de criação. Após um ano de testes e desenvolvimento, a primeira versão do Club Penguin foi lançada no dia 24 de outubro de 2005.
O crescimento foi rápido. Club Penguin começou com 14000 usuários, e em março já havia alcançado a marca de dos milhoes de jogadores – um número que quase triplicou em setembro, quando chegou aos 3,6 milhões. Ao completar dois anos, o Club Penguin já contava com 4,9 milhões de jogadores. Quando o mundo virtual foi adquirido pela Disney, somava mais de 12 milhões de usuários ativos, dos quais 900 mil eram assinantes, gerando uma receita anual de US$40 milhões (700 mil pessoas pagando 4,99 dólares por mês).
Embora os fundadores tenham recusado ofertas lucrativas de anúncios publicitários e capitais de investimento no passado, em agosto de 2007 concordaram vender a empresa (tanto o Club Penguin quanto a companhia original) pela soma de US$350 milhões. Além disso, foram prometidos mais US$350 milhões em bônus mediante cumprimento de metas de crescimento em 2009. Ao realizar a venda, Merrifield declarou que a grande discussão durante as negociações foi filosófica, e que pretendiam obter a infraestrutura necessária para continuarem crescendo.
No dia 11 de março de 2008, o Club Penguin lançou um plano de aperfeiçoamento, o Club Penguin Improvement Project (CPIP). O projeto permitiu que jogadores pudessem participar da fase de testes de novos servidores no dia 4 de abril de 2008. Os jogadores recebiam um “clone” de seu pinguim para testar os novos servidores em busca de bugs. Os testes terminaram no dia 14 de abril de 2008.
Em abril de 2008, o Club Penguin inaugurou seu primeiro escritório internacional no Reino Unido, para fornecer suporte, moderação online e opções de pagamento locais. Em junho de 2008, a Disney anunciou planos de abrir um escritório na Austrália em agosto daquele ano.
Desde a criação do mundo virtual, a comunidade brasileira sempre foi uma das mais ativas e presentes no Club Penguin. Em função de inúmeros pedidos, no dia 14 de outubro de 2008 foi lançada a primeira versão do mundo virtual em outro idioma além do inglês, o Português,françes,espanhol com nome de suas salas, jogos, "jornal" semanal e demais conteúdos totalmente traduzidos. Também foi aberto um escritório em São Paulo para dar suporte à operação voltada para os usuários brasileiros e portugueses.
No club tambem são comemoradas festas como o Halloween, Natal e outras.
O Palco
O Palco foi inaugurado em novembro de 2007 no Plaza, entre o Pet Shop e a Pizzaria. No Palco, os pinguins podem montar e interpretar peças. Os assinantes podem comprar o figurino da peça, uma opção que não-assinantes não têm. O roteiro da peça dica no canto inferior direito da tela. Ao ser clicado, mostra as falas da peça. A cada mês uma nova peça é lançada.
Personagens
Quando você encontra personagens famosos no Club Penguin, você consegue adquirir o Plano de Fundo com seu autógrafo para o Cartão de Jogador,alguns fazem somente aparições
- Rookie: É o agente secreto mais atrapalhado mas que te ajuda sempre.
- Rockhopper: Está sempre viajando pelos sete mares em seu navio, o Migrator, e para em 3 em 3 meses no Club Penguin. Ele tem um Puffle vermelho chamado Yarr. Quando os pinguins descobrem que ele está chegando, a ilha fica ainda mais animada!Sua última aparição foi no dia 14 30 de dezembro de 2010 ("Festa Setembrina") e está pervisto para ele chegar no Natal, que vai ser do dia 16 ao dia 28. Ele vem no natal para ajudar com suas moedas, o Coins For Change.
- Gary(G), o inventor: Está sempre ocupado a ajudar os agentes nas missões. Ele que cria as maiores engenhocas do CP, como o Ventilador 3000 e o Musicatron 3000… Ele marcou presença no Halloween 2008, Halloween 2009 e 2010; no Prêmio Pinguim de Ouro (onde inclusive os não-assinantes podiam encontrá-lo) e no Festival Penas pro Ar, onde ele levantou a ilha com o Levanta Ilha 3000, para poder trocar o vidro da Caverna.
- Tia Arctic: Está sempre ocupada a escrever o jornal e receber cartas,charadas,poemas e etc. Apareceu no Club Penguin no mesmo evento que Gary apareceu, chamado de Pinguim de Ouro e na Festa de Natal de 2009 e tem previsão de aparecer na Festa de Natal de 2010.
- Sensei: Está sempre ajudando os penguins a serem ninjas. Quando houve um raio que acertou o Dojo no Halloween de 2008, todos ajudavam ele a desenterrar o dojo coberto e destruído por neve. Em julho de 2009 ele fez uma visita ao Esconderijo Ninja e jogou com alguns ninjas e em Setembro ele apareceu na reforma do esconderijo ninja. Ele ajuda você a virar um ninja e entrar no Esconderijo Ninja. Ele também é um dos poucos pinguins com cartas diferentes.E agora está ensinando os pinguins a virarem Ninjas do Fogo no novo "Dojo do Fogo". (costuma aparecer em servidores lotados) E em novembro de 2010 ele criou o Desafio Ninja: Água, marcado pela primeira chuva no Halloween, e nisso, também marcou sua presença, distribuindo autográfos aos que o vissem.
- Dj Cadence: Essa dança é o Gelo! Diz Cadence. Conhecida também como K-dance, esta é uma pinguim que adora dançar, e apareceu pela primeira vez no Dance Club no evento só para assinantes, a Dance Party que ocorreu em Janeiro de 2009 e a segunda no Prêmio Pinguim de Ouro (anualmente ocorre e Cadence aparece) e a terceira foi no Music Jam 2009 e 2010.(costuma aparecer em servidores lotados)
- Penguin Band:É a banda mais famosa do Club Penguin e como os outros também dão planos de fundo autografados a quem tem a sorte de encontrá-los,sua última aparição foi no Music Jam 2009 e 2010. Os integrantes da banda são:G Billy(bateria),Franky(violão),Petey K(sanfona) e Stompin Bob(Violoncelo).
- Herbert: É o vilão do Club Penguin. Está sempre aprontando alguma coisa. Ele nunca apareceu nos olhos de pinguins normais e novatos. Só dá para ver ele se for agente secreto e fazer as missões. É um urso polar.
- Klutzy: É o ajudante do vilão Herbert. Ele sempre anda com o Herbert e faz tudo o que ele manda e às vezes cai em algumas armadilhas por causa do Herbert (como na missão 6). É um caranguejo. A única aparição dele foi na Water Party(Festa Aquática)em junho de 2008,quando não existia o Club Penguin em português.
- Dot: Aparecida na missão "O Vilão Vegetariano". Ela só aparece na E.P.F.,(E também as vezes em lugares normais, só que é muito raro.)
- Cara do foguete:Aperece na missÃo "O Caso das Moedas Desaparecidas","Eu Espião" e "Esquadrão Sardinha". Ele não aparece na ilha e nem na E.P.F.. É um cara sério e carrega sempre um foguete. O foguete aparece e é usado na missão "Esquadrão Sardinha" para prender Herbert P. Bear
Elite Penguin Force: Online
Recentemente foi lançada uma versão online do game EPF, em contraste com os acontecimentos da Missão 11, onde o QG e a Loja de Esportes são destruidos. Como a ASP acabou, todas as informações e investigações foram transferidas para a EPF além de recentemente lançarem um novo telefone secreto você pode desbloquear a função "puffle da elite" com um código do jogo A Vingança de Herbert e assim você convoca Foguinho, segundo "G", o pinguim inventor.no telefone é possivel comprar itens so que os não assinantes so podem comprar o escuta.
BY: Laryssa
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